Takamatsu Toshitsugu

高松 寿嗣

Takamatsu Toshitsugo nasceu no Japão em 10 de março de 1888 na cidade de Akashi. Frequentou a escola inglesa de Kobe, mudando-se mais tarde para o colégio Chinês de Literatura, era amante da arte e da poesia. Durante sua vida foi conhecido pelos seus vários apelidos, nakimushi (bebê chorão), neko no yamamoto (o gatinho de Yamamoto), kikaku (chifres do demônio), moko no tora (tigre da Mongólia). Agora é mantido em memória como o bujin (o guerreiro divino) da Bujinkan, nomeado em sua honra por Masaaki Hatsumi.

Foi iniciado no as artes marciais aos 9 anos, por seu tio Masamitsu Shinryuken Toda (na época era um supervisor dos mestres de espada nas escolas do governo) e ensinou a seu sobrinho os estilos Shindenfudo ryu, Koto ryu e Togakure ryu. Takamatsu treinava no dojo de seu tio todos os dias e por um ano inteiro ele somente foi arremessado nas técnicas, sem aprender nada. Passado esse tempo Takamatsu começou a aprender algumas técnicas, herdando de seu tio os estilos: Shindenfudo ryu jujutsu, Gyokko ryu kosshijutsu, Koto ryu koppojutsu, Gyokushin ryu ninppo, Kumogakure ryu ninppo e Togakure ryu ninppo.

Aos 13 anos, enquanto estudava em Kobe, entrou para o dojo de Mizuta Yoshitero Tadafusa, onde aprendeu o estilo Hontai takagi yoshin ryu jujutsu.

Aos 17 anos, na fábrica de seu pai conheceu Takakage Matsutaro Ishitani, que prestava serviços de segurança para a família. Ishitani, que usava um bokuto como bengala, soube que havia encontrado herdeiro para sua arte Kukishinden ryu ao se encontrar com Takamatsu. Depois de anos intensos de treino, seu professor lhe concedeu os pergaminhos e o título de grande mestre de Kukishinden ryu happo hiken jutsu (27.º na linha de sucessão), além dos estilos Takagi yoshin ryu e Gikan ryu koppojutsu.

Por volta dos seus 70 anos conheceu Masaaki Hatsumi, com o qual treinou durante mais 15 anos na cidade de Nara. Ao fim de seus dias nomeou Hatsumi sokke dos 9 ryu que integram a Bujinkan. Sensei Takamatsu morreu no dia 2 de abril de 1972 aos 85 anos.

 

foto do grão mestre hatsumi masaaki.

Hatsumi Masaaki

初見良昭

Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931.Graduou-se em medicina na universidade meiji em Tóquio. Abriu uma clínica de traumatologia na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Amante da arte também inspira-se à pintar verdadeiras obras com quadros expostos em todo o mundo. Masaaki Hatsumi recebeu de seu mestre a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados há sete séculos atrás, vindo a tornar-se o grande mestre das nove tradições marciais japonesa.São elas:

  • 34º Soke da Togakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
  • 28º Soke da Gyokko Ryu Koshijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 26º Soke da Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 26º Soke da Kukishinden Ryu Taijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 21º Soke da Gyokushin Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
  • 18º Soke da Koto Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu.
  • 17º Soke da Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 15º Soke da Gikan Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu.
  • 14º Soke da Kumogakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.

Hatsumi sensei criou um sistema de treinamento englobando as nove escolas herdadas de seu mestre, no início denominado-o Ninpo tai jutsu e em seguida viria a abrir as portas da filosofia ninpo aos primeiros alunos ocidentais, mudando assim de, ninpo tai jutsu para budo tai jutsu. Foi fundada em 1972 a organização Bujinkan budo tai jutsu. O termo Bujinkan significa: “A morada do guerreiro divino” assim como “A casa do deus guerreiro”, lembrando que este termo foi uma criação de sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu.