Sistema de graduação

Na Bujinkan existem 10 kyus (níveis) abaixo do nível shodan (primeira faixa preta), começando com jikkyū (iniciante). Os iniciantes usam faixa branca, e a partir da primeira graduação os alunos homens usam faixa verde, as mulheres usam faixa vermelha e amarela para crianças, sendo a faixa preta comum para todos.

O nível do praticante é exibido pela cor do emblema da arte que é pregado no kimono do lado esquerdo do peito. O emblema é escrito com o kanji “Bu” (武) e “Jin” (神) e existem em quatro tipos, de 9º Kyu a 1º kyu, de 1º Dan a 4º Dan, do 5º Dan a 9º Dan e de 10º Dan ao 15º Dan. As graduações são demonstradas pelos 4 emblemas, também através de estrelas colocadas sobre o emblema: de 1 a 4 estrelas prateadas e douradas.

sistema de gradução da bujinkan
Graduação de 10º a 1º Kyu

Dan

Há 15 níveis dentro da faixa preta na Bujinkan. Depois de atingir o nível de judan (10º Dan), há mais 5 níveis até o 15º dan, que consistem de estudos avançados em escolas individuais ou ryu-ha. O estudo do tenchijin ryaku no maki (as artes da terra, céu e do homem) constitui a base de 9º kyu a shodan (1º dan) e compreende todas as técnicas fundamentais necessárias para estudos avançados após a obtenção da classificação de shodan.

sistema de gradução dentro da faixa preta bujinkan
Graduação de 1º a 15º Dan

 

O exame de avaliação do 4º dan para o 5º dan é a um teste realizado diante do soke – atualmente alguns professores autorizados por ele podem realizar o exame fora do Japão – para provar que é capaz de sentir a presença de perigo e evitá-lo, considerada uma habilidade de sobrevivência fundamental. Essa habilidade é chamada sakki e este é o teste para o 5º dan. Um praticante com o nível de 5º dan tem o direito de solicitar uma licença para ensinar, chamada de shidoshi – menkyo, uma pessoa que tem o título de shidoshi é permitida de abrir seu próprio dojo (local de treino). Estudantes do 1º dan ao 4º dan, podem se tornar professor assistente, a licença para isso é chamada de shidoshi-ho, e deve ter a supervisão de um shidoshi (5º ao 9º Dan) ou uma pessoa que detém o nível de 10º Dan a 15º Dan chamados shihans.