高松 寿嗣 – Takamatsu Toshitsugu

Takamatsu Toshitsugo foi mestre em várias artes marciais e considerado por alguns como o último ninja, foi responsável por transmitir a Hatsumi as 9 artes marciais que compõem a Bujinkan. Nasceu no Japão em 10 de março de 1888 na cidade de Akashi. Foi iniciado no as artes marciais aos 9 anos, por seu tio Masamitsu Shinryuken Toda (que foi um supervisor dos mestres de espada nas escolas do governo) e começou a ensinar seu sobrinho os estilos Shindenfudo ryu, Koto ryu e Togakure ryu. Takamatsu treinava no dojo de seu tio todos os dias e por um ano inteiro ele somente foi arremessado nas técnicas, sem aprender nada. Passado esse tempo ele começou a ser ensinado e após anos, herdou de seu tio os estilos: Shindenfudo ryu jujutsu, Gyokko ryu kosshijutsu, Koto ryu koppojutsu, Gyokushin ryu ninppo, Kumogakure ryu ninppo e Togakure ryu ninppo.

Aos 13 anos, enquanto estudava em Kobe, entrou para o dojo de Mizuta Yoshitero Tadafusa, com quem aprendeu o estilo Hontai takagi yoshin ryu jujutsu.

Aos 17 anos, na fábrica de seu pai, conheceu Takakage Matsutaro Ishitani, que prestava serviços de segurança para a família. Ishitani, sentiu que havia encontrado um herdeiro para sua arte Kukishinden ryu ao se encontrar com Takamatsu. Depois de anos intensos de treino, seu professor lhe concedeu os pergaminhos e o título de grande mestre de Kukishinden ryu happo hiken jutsu (27.º na linha de sucessão), além dos estilos Takagi yoshin ryu e Gikan ryu koppojutsu.

Por volta dos seus 70 anos, sensei Takamatsu conheceu Masaaki Hatsumi, que treinou por mais de 15 anos e ao fim de seus dias nomeou Hatsumi sokke dos 9 ryu que formam a Bujinkan. Sensei Takamatsu morreu no dia 2 de abril de 1972 aos 85 anos.

初見良昭 – Hatsumi Masaaki

foto do grão mestre hatsumi masaaki.

Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Graduou-se em medicina na Universidade Meiji em Tóquio. Abriu uma clínica de traumatologia na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Amante da arte também inspira-se à pintar verdadeiras obras com quadros expostos em todo o mundo. Masaaki Hatsumi recebeu de seu mestre a autoridade e a posição de herdeiro sucessor em linha direta dos mestres e discípulos, remontados há sete séculos atrás, vindo a tornar-se o grande mestre das nove tradições marciais japonesa. São elas:

  • 34º Soke de Togakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
  • 28º Soke de Gyokko Ryu Koshijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 26º Soke de Shinden Fudo Ryu Dakentaijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 26º Soke de Kukishinden Ryu Taijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 21º Soke de Gyokushin Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.
  • 18º Soke de Koto Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu.
  • 17º Soke de Takagi Yoshin Ryu Jutaijutsu Happo Hikenjutsu.
  • 15º Soke de Gikan Ryu Koppojutsu Happo Hikenjutsu.
  • 14º Soke de Kumogakure Ryu Ninjutsu Happo Hikenjutsu.

Foi fundada em 1972 a organização Bujinkan budo tai jutsu. O termo Bujinkan significa: “A morada do guerreiro divino” assim como “A casa do deus guerreiro”, lembrando que este termo foi uma criação de sensei Hatsumi em homenagem a seu mestre Toshitsugu Takamatsu. Hatsumi sensei criou um sistema de treinamento englobando as nove escolas herdadas de seu mestre, no início denominado-o Ninpo tai jutsu e em seguida viria a abrir as portas da filosofia ninpo aos primeiros alunos ocidentais, mudando assim de, ninpo tai jutsu para budo tai jutsu.

Bujinkan Dojo

A Bujinkan (武神館) ou Bujinkan budo taijutsu é uma organização internacional de artes maciais, com sede na cidade de Noda no Japão. Foi criada por Dr. Masaaki Hatsumi em 1972, a organização é composta por um conjunto de nove estilos (chamados de ryū), sendo três deles de ninjutsu e outros seis de tradição samurai. São elas:

1. Togakure ryū ninppo – Estilo da porta oculta

É o estilo mais famoso da Bujiknan, supostamente criado no século XII por Daisuke Nishina. Togakure ryu é conhecido por uso de armas como: shuriken (lâminas de arremesso) e os shukos (garras de mão) e é especializada também em koshijutsu e dakentaijutsu.

2. Gyokko ryū kosshijutsu – Estilo do tigre de pérola

Fundado no século XII por Tozawa Hakunnsai, é um estilo que tem uma forte ligação com o kenpō chinês, por esse motivo supõe-se que a sua origem pode ter sido na China, no século IX. A especialidade deste estilo é koshijutsu e utiliza-se de técnicas de ataque a pontos vitais e órgãos. É o estilo mais antiga do sistema Bujinkan e a base de muitas artes marciais de bujutsu e ninjutsu da região de Iga no Japão.

3. Koto ryū koppojutsu – Estilo para derrubar um tigre

A origem deste estilo é desconhecido, porém sabe-se que chegou ao Japão através da Coreia, por uma pessoa conhecida como Chan Buso, e mais futuramente ser fundada formalmente como koto ryu koppojutsu por Toda Sakyo Ishinsai. As especialidades desta escola são o koppōjutsu e uso de kyusho. Em um momento da história Gyokko ryu e Koto ryu estiveram sob um mesmo soke, levando-as a serem muito próximas ao longo da história.

4. Kukishinden ryū dakentaijutsu – Estilo dos 9 deuses divinos

Kukishin-ryū, é uma arte marcial japonesa supostamente fundada no século XIV por Kuki Yakushimaru Ryūshin. É um sōgō bujutsu, o que significa que ensina várias armas/artes diferentes, como taijutsu (luta corporal), bōjutsu (luta com bastão), naginatajutsu (luta com naginata) , kenpō, hanbōjutsu (luta com bastão curto), sōjutsu (luta com lança) e heiho (estratégia militar).

5. Shindenfudo ryū dakentaijutsu  –  Estilo do coração inabalável

Fundado no século XII por Ganpachiro Temeyoshi, shinden-fudo é um dos estilos mais antigos do jujutsu. Shindenfudo ryu foca em treinar na natureza, por isso é comum de se treinar em ambientes externos e usar objetos naturais como apoio para treino, como árvores, pedras etc.

6. Takagi yoshin ryū jutaijutsu – Estilo da árvore alta e do coração indomável

A história desse estilo remonta do século XVI, através de um asceta conhecido na época como Unryu (dragão das nuvens). É um estilo de jutaijutsu, suas técnicas envolvem em grande parte projeções, estrangulamentos, imobilizações. Além disso, utiliza-se também técnicas utilizando daisho e algumas outras armas como bastões(bojutsu), e lança (yari).

7. Gikan ryū koppojutsuEstilo da verdade, lealdade e justiça

8. Gyokyshin ryū ninppo – Estilo da joia do coração

9. Kumogakure ryū ninppo – Estilo oculta nas nuvens