Filosofia

Buyūkai, Buyukai e outros esclarecimentos

Buyūkai, Buyukai e outros esclarecimentos

*Este texto é uma tradução livre de um post do blog do dai shihan Arnaud Cousergue 

Nesse domingo no Japão (data da postagem: dia 13 de março de 2018), aconteceu o primeiro encontro da Buyūkai (1). É uma nova mudança na Bujinkan. Até o dia de hoje, a Shidōshikai tinha a função de unir os professores da Bujinkan, no entanto, ela não existe mais no Japão e a Buyūkai a substituiu.

Este encontro da Buyūkai foi um momento bem alegre. Sensei explicou que a nova organização foi criada com o objetivo de “desenvolver a amizade e a paz entre os membros da Bujinkan. Com a ajuda de centenas de dai shihan em 55 países”.(2)(3). A mudança mais significativa de 2018 é a generalização do título de dai shihan. Desde o final de 2017 até atualmente, Sensei está concedendo muitos diplomas de dai shihan, podendo ser elegível para esse novo título se você estiver na Bujinkan por em torno de vinte anos e for jūgodan (15º dan). Sensei quer que os dai shihan trabalhem juntos e cuidem da Bujinkan, por tal motivo, desde janeiro de 2018 algumas regras mudaram e ele quer que os dai shihan sejam responsáveis pela emissão da shidōshikai e das membership (o cartão amarelo). Cada dai shihan pode desenvolver seus próprios cartões cobrando as taxas que eles acharem justo. Isso significa duas coisas para a comunidade da Bujinkan:

  1. Primeiro: a partir de agora você vai conseguir seus cartões através do dai shihan de sua confiança (tanto a Bujinkan membership card, quanto a Shidōshikai membership card). Você precisa se filiar a um dai shihan para conseguir os cartões, e ele(a) não precisa estar ou morar próximo a você. Ele ou ela, podem morar em outro país diferente do seu, a sua única obrigação, a partir de agora, é conseguir um membership card válido anualmente.
  2. Segundo: no que diz respeito a graduações, nada mudou. Todas as graduações devem ser solicitadas no Japão, no escritório do Honbu Dōjō, como já vem sendo feito desde sempre. A única mudança de fato são os cartões. Alguns preços (shidōshi menkyō, jūdan e jūgodan) mudaram. (4)

Nas últimas semanas, nas redes sociais, eu li muitas coisas que não são verdade. Lembre-se que o Facebook, não é o Honbu Dōjō. Li uma vez que “qualquer dōjō pode emitir graduações até godan (5º dan)”. NÃO, isso não é verdade! Todas as graduações, de 9º kyu até jūgodan são emitidos no Japão, pelo sōke apenas. Nada mudou nesse quesito. Li também: “qualquer dōjō pode emitir sua própria membership card.” NÃO. Isso também não é verdade! Apenas os dai shihan pode emitir os cartões. Os shidōshi e os yūshū shihan não podem emitir cartões.

Durante o Buyūkai, Sensei concedeu ao dai shihan Phill Lagare o título de Buyūshō, por seu comprometimento de longa data com a Bujinkan e sua amizade. Permita-me repetir o que Sensei disse: “a Buyūkai foi criada para desenvolver a amizade entre os membros da Bujinkan.” Como sempre acontece com nosso sōke, cada palavra que ele usa (ou cria?) contém vários significados. Buyū (武勇) significa valentia (5). Yūjo (友情) significa amizade (6). Hatsumi sensei combinou essas duas palavras “武勇”(Buyū) e “友情”(Yūjo) para criar “武友” (Buyū, ou “amigo marcial”), ele é brilhante!

A Buyūkai (武友会) é a associação dos “amigos marciais” (7). Portanto o objetivo é promover a amizade, amor, paz e justiça sob os preceitos do gojō (leia esse post sobre o assunto)(8).

O Buyūshō dado ao Phil é um “prêmio da amizade marcial” por seus vários anos dentro da Bujinkan. (9) (10)

Haverá um encontro da Buyūkai a cada 3 ou 4 meses e esse primeiro encontro foi bastante informal, e tivemos  bons momentos de diversão. Eu entendo que Buyūkai (武友会; associação de amigos marciais) é também Buyukai (部愉快; clube da alegria), um “clube da alegria.” (11) (12) (13)
Seja feliz!

______________________________________

  1. 武友会, Buyūkai: A associação de amigos marciais
  2. Para membros Koi: Você pode escutar o discurso de Sensei no Koi nesse link: https://www.koimartialart.com/courses/enrolled/175400
  3. O diploma de dai shihan: sensei Furuta me disse semana passada que de agora em diante, será grandemente aceita uma “doação para o Honbu Dōjō” dos novos dai shihan. A quantia é que a pessoa quiser.
  4. Você pode me contactar via e-mail se quiser os novos formulários, não vou disponibilizá-los online.
  5. 武勇, buyū: valentia; proeza marcial; valor;
  6. 友情, yūjō, amizade
  7. 会, kai: encontro; reunião; partido; associação; clube
  8. No livro “Advanced stick fighting” (48), Hatsumi sensei lista o Gojō como:
    滅の不施, Fumetsu no Fuse, entrega sem fim
    真道の持戒, Mamichi no Jikai, consciência, caminho correto e auto-justiça
    自然の忍にく, Shizen no Ninniku, perseverança, paciência
    光明の悟り, Komyō no Satori, a luz da sabedoria
    自然の超越, Shizen no Choetsu, transcendência natural
  9. 賞, shō, Prêmio: Um prêmio é algo dado a uma pessoa ou grupo de pessoas em reconhecimento a excelência em algum campo do conhecimento; certificado de excelência.
  10. 武友賞, buyūshō: prêmio de amizade marcial
  11. 部, bu: clube
  12. 愉快, yukai: agradável; delicioso; aprazível; alegre; animado; engraçado; alegre
  13. 部愉快, buyukai: o clube da alegria.

 


 

Leia também:

Você é um ninja? Ótimo! Eu sou o papai noel

Não copie o Mestre!

A simplicidade é complexa

Comentários no Facebook