Filosofia

A essência do Shinobi

Masaaki Hatsumi

O Ninjutsu Hiketsubun (texto secreto do ninjutsu), é um ensino pessoal do trigésimo terceiro grande mestre de Togakure-Ryu e o mestre da minha vida, o falecido mestre Takamtsu Toshitsugu, faz as seguintes claras afirmações sobre a essência do Shinobi.

A essência do caminho marcial e o caminho da estratégia é em proteger o ser. O coração desta autoprotecção é o Ninjutsu.

É proteger o espírito. Ao praticar o caminho marcial, se o espírito não é correto, longe de proteger o ser, se vai acabar matando o ser.

Por exemplo, supõe-se que a medicina ajuda as pessoas, se pratica o mal em troca, pode matar pessoas. A comida e bebida diária, as quais têm o propósito de nutrir a vida e manter a saúde, se continua a comer e a beber de forma exagerada, vai acabar prejudicando a pessoa. O ministro de estado que tem a responsabilidade de governar corretamente o país e sobre tudo proteger com muito cuidado as vidas das pessoas, se fosse uma pessoa de grande ganância, com falta de sabedoria e amando só a sua vida, não será mais que um grande criminoso que lança ao país a desordem e deforma o povo.

O mesmo no caso da religião. Se a fé é verdadeira, protegerá a pessoa, vai restaurar a família e será útil e de grande benefício para a sociedade, mas uma vez se perder o seu caminho e se desviar para um caminho errado, acabará com as pessoas e põe em risco a nação.

O caminho marcial também é igual. Se o mestre do caminho marcial estuda e adquire a essência do Shinobi para proteger a pessoa, pode captar os segredos do ponto essencial.

Texto escrito pelo Dai Shihan – Pedro Fleitas

Comentários no Facebook