Filosofia

Hiken Juroppo – 16 métodos secretos de golpear

Do Livro Togakure Ryu, escrito pelo Soke Masaaki Hatsumi.

Desde os tempos antigos o Atemi, golpear (as áreas vulneráveis) do corpo, eram bem conhecidas, mas parece que poucas pessoas conheciam o Ateki (golpear com o espírito). Sem usar o punho, são técnicas do espírito como o método de derrubar de Kuki (ataque aéreo), Tôate no Jutsu (a arte de golpear à distância), Fudō Kanashibari (imobilizar parado).

Existe também uma técnica onde este Ateki se faz junto com o Atemi, misturando o golpe com o sentido de falso com o verdadeiro e se chama (Kyôjitsu). Permitam-me apresentar informações de dois ou três casos reais que vivi.

Havia um famoso praticante oriental de Kenpō e enquanto treinávamos ele me pediu para o golpear eu então lhe disse “eu vou te dar uma lição e te golpear e amanhã você não vai poder nem mexer”, e continuamos a treinar durante trinta minutos . Ele disse-me que estava bem preparado. Após esse dia fomos para casa entretanto saudáveis, mas no dia seguinte, recebi um telefonema dele dizendo “Sensei, dói-me o corpo todo ; não posso levantar-me”.

Depois outro dia veio um aluno treinar bêbado. Por ele ser jovem, decidi golpeá-lo com um punho e realizei um Kiai. Era uma mistura de Atemi e Ateki. Uma hora depois, quando lhe perguntei se estava tudo bem, ele me disse “sim, estou bem”. “Eu então lhe disse que deveria colocar um pouco de gelo essa noite para dormir”, eu o aconselhei e o mandei para casa, após ele receber o meu Ateki e o Tôate. Dois ou três dias depois, ele veio a mim e disse, “Sensei, nunca mais voltarei a treinar após beber Licor”, apenas tive forças para vir. Me disse que teve que ir ao médico; pois tinha machucado uma glândula, que lhe fez sofrer durante três semanas. Isso se chama Gankôken (punho persistente ou inexorável).

Através da maneira de usar o punho, a gente tem o controle da vida e da morte, e eu quero que o leitor saiba que isto dá lugar a técnicas de reanimação.

Mas há muitas formas de reforçar os punhos, é essencial para os iniciantes primeiro acertar coisas suaves e condicionar se progressivamente. Depois usar coisas semi-duras, depois objetos duros. Às vezes também é usado um método de condicionar os punhos em que se aplica remédios secretos e especiais.

Condicionar os punhos na superfície do gelo.

Sanmiken (punho de três sabores).

Kikakuken (golpe dos chifres do diabo).

Tradicionalmente, o aluno novato primeiro deve colocar palha ao redor de uma árvore e depois tecido para treinar golpear com os punhos, isso era utilizado para endurecer os punhos.

Endurecendo o Shitôken (golpear com a ponta dos dedos) a uma rocha.

Endurecendo a testa com uma pedra suspensa.

Texto escrito pelo – “Dai Shihan” Pedro Fleitas Gonzáles

Comentários no Facebook