Filosofia

Sasae nakusu: se livre dos apoios

Esse post é uma tradução de um artigo escrito pelo dai shihan Arnaud Cousergue.

 

Hatsumi sensei disse uma vez, que nós (alunos) temos que 支え亡くす 1, sasae nakusu, nos “livramos dos apoios”, e isso me lembra um ensinamento de Buddha.
Sakyamuni sensei (o Buddha histórico) disse que a religião é como uma parede. Nós precisamos do apoio dela para crescer, mas quando nós já tivermos aprendido a andar, poderemos ficar livre dessa parede e andar por conta própria. O mesmo processo acontece no budō.

Como iniciantes nós precisamos de uma parede para apoiar, assim temos as técnicas fundamentais que são encontradas no tenchijin. A medida que crescemos e nos tornamos shidōshi, nós precisamos de uma nova parede para nos apoiar, esse apoio é os ryûha.
Quando nós sabemos os waza, precisamos nos livrar deles. Isso que o sensei quis dizer com sasae nakusu. Porque construimos nosso taijutsu apoiados nessas paredes, e precisamos nos livrar delas para caminharmos por conta própria. Os waza apoiam nosso conhecimento, mas é apenas algo intelectual. Isso é omote. Temos que interiorizar o kaname, esse é o nível ura. Não há pensamento mais, sem preconceito.

Uma luta real não envolve fazer um waza, ou outro. Em uma luta real deve-se adaptar perfeitamente ao que o atacante está fazendo. Esse processo de adaptação não está incluso no waza, é uma consequência dele e deve ser treinado. Porque tudo está integrado no sainō konki, nós somos hábeis para mesclar os aprendizados em um único fluxo de movimento corporal. Sensei repetiu, inúmeras vezes, que waza não pode ser usado em combate real. Se você usar o waza, irá morrer no combate.

Este ano, nós entramos em um novo ciclo de aprendizado que está além da forma. O “estado zero” pode ser alcançado apenas se você consegue aprender o waza e se livrar dele. Ao chegar nesse nível, nós não precisamos mais de apoio.

Esta é a metáfora da sopa.

Como fazer uma boa sopa de budō:

1. Você precisará de todos os ingredientes (são as formas básicas)
2. Você precisará de uma receita (são os ryûha)
3. Uma vez cozinhado, você bate tudo no liquidificador, misturando tudo junto e servindo.

O sabor da sopa dependerá do quanto de ingredientes você colocou nela. Você reconhecerá o gosto de cada ingrediente, mas não conseguirá vê-los separadamente na sopa.

Deve fazer o mesmo com o seu treinamento. Se não o fizer, suas habilidades no combate serão bem limitadas. Os movimentos naturais estão diretamente ligados ao sakki. Uma vez que você conseguir se livrar do apoio do waza, conseguirá desenvolver intuição, sua consciência na luta e o seu espírito. Os jûgodan (15º Dan) devem treinar dessa forma e continuar a progredir o seu budō. Sasae nakusu é isso, e é muito.

Chegar a jûgodan(15º Dan) não é o fim, é apenas o começo.

____________

1. 支え: sasae. Apoio; ficar.
亡くす: nakusu. Perder algo; se livrar de algo; perder alguém (esposa, filhos, etc)

Comentários no Facebook