Budo TaijutsuFilosofia

Bujinkan é história

*tradução de um post do blog do Dai Shihan Arnoud Corsegue o link para o texto original está no final do texto.

Bujinkan é história

Ontem eu jantei com Yuji Kogure, CEO da Quest Videos, e conversamos sobre a importância da história para entender o que é a Bujinkan.
A tsurugi foi um passo grande no nosso treino e fez a ligação do passado com a modernidade. Quando Sensei explicou que a tsurugi foi a origem do sanshin no kata, nós fomos capazes de compreender a evolução da guerra através das espadas: tsurugi, tachi e katana.
A tachi foi criada durante o período Heian (final do século X), estava em uso durante o período de guerra civil. O uso da tachi durou, aproximadamente até a unificação do Japão ser realizada por Tokugawa Ieyasu, após a vitória na batalha de sekigahara (~ 1600). (1)
Então a katana passou a ser usada quando a yoroi não era tão comum mais (época de paz = não era necessário usar yoroi). Antes disso, durante o período de guerra civil: Kamakura jidai, Muromachi jidai e Azuchi Momoyama jidai, (aproximadamente entre 1185-1600), a yoroi era necessária. As técnicas da Bujinkan foram desenvolvidas durante esses quatro séculos de guerra civil quase permanente. (2)
Nessa época, um jovem samurai era considerado adulto aos 15 anos (元服), então seu treinamento tinha que começar antes. (3)
Simbolicamente, temos 15 Dans de graduação na Bujinkan por essa mesma razão. (4)
O guerreiro samurai japonês daquela época tinha em mente a seguinte questão:
“Como ensinar técnicas militares de guerra para uma criança?”
E então eles chegaram com a seguinte resposta: inventar o taijutsu!
No campo de batalha, um guerreiro possui armas, o combate desarmado (até nos exércitos atualmente) é bem raro. O que eles fizeram foi desmontar as técnicas militares usando yoroi e armas, e ensinar taijitsu aos futuros samurais.
Isso é compreensível por várias razões:
1. A yoroi é cara e pesada.
2. Armas são caras e pesadas.
3. Se uma criança utilizar um yoroi do seu tamanho, ela não será capaz de aprender as formas de combate adequadamente por causa do peso da armadura.
Soldados vestido com yoroi, com arcos e flechas, capacetes, espadas, lanças.
Soldados vestido com yoroi, com arcos e flechas, capacetes, espadas, lanças. Japão, lugar desconhecido, por volta de 1870-1890 [Imagem pertencente a uma série de 42 gravuras da coleção de Spaarnestad; foto de Felice Beato, Kusakabe Kimbei ou Raimund von Stillfried]
Então o que nós chamamos de taijutsu hoje eram de fato técnicas de guerra que imitam movimentos que você faz se estivesse vestindo uma yoroi e as armas. Estou certo que muitos de vocês já se perguntaram alguma vez, porque alguns waza não parecem “lógicos”? Não parecem lógicos exatamente porque está faltando a yoroi e as armas.
Desde o ano passado, eu estive revendo vários waza com yoroi e armas (espadas na mão direita e yari na mão esquerda), e eu pude compreender bastante. A aparente falta de lógica neles some quando você utiliza o equipamento completo. No meu dojo, nós sempre temos um ou dois estudantes treinando com yoroi, e as vantagens são muitas, até para quem observa o treino. Se você tem uma yoroi, por favor, utilize-a, não deixe-a empoeirada no canto. Use-a e você irá se surpreender ao ver como uma yoroi pode te ensinar o taijutsu correto e o adequado trabalho com os pés.
Isso nos leva a 3 conclusões:
1. Os densho são feitos de conjuntos de técnicas simples porque foram pensadas para crianças.
2. Waza são técnicas de luta simplificadas para preparar jovens guerreiros samurai para lutar em um campo de batalha.
3. O taijutsu foi inventado com esse propósito.
Durante o Edo Jidai (1603-1868) não ocorreram batalhas, a paz foi estabelecida e o waza se transformou em técnicas para serem usadas em duelos e taijutsu desarmado. Isto foi, inclusive quando eles começavam a cortar com espadas. Antes do período de paz, seria impossível com a yoroi. (5)
O que nós fazemos no dojo, reflete essa evolução. Mas se você deseja aprimorar suas habilidades, você tem que estudar o que eu considero a base da nossa arte: aqueles que por séculos de guerra que criaram nossas técnicas. Por essa razão eu considero a história tão importante. Professores, por favor ensinem história do Japão em suas turmas, irão ajudar os estudantes melhorar suas habilidades e também entender porque a Bujinkan não é apenas um esporte.
__________________
4. “Na crença shinto, garotos eram levados ao santuário do deus o qual veneravam, quando atingiam os 14 anos, aproximadamente. Os garotos, ao chegarem no santuário, recebiam roupas de adultos e um novo corte de cabelo. Esse ritual é chamado Genpuku.”

 

Comentários no Facebook